Quem tem Direito ao Bolsa Família 2020 — Quais as Regras e Requisitos Básicos. Dúvidas Respondidas

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal destinado a famílias que se encontram em condição de pobreza ou extrema pobreza. Mensalmente, um valor é enviado para a família, que pode variar dependendo do número de membros da família ou de condições específicas, como a presença de gestantes ou recém-nascidos.

O programa ajuda a milhões de brasileiros que contam com a Bolsa para pagar as contas ou comprar o básico para sobreviver. Mas uma dúvida pode surgir: será que minha família se enquadra no necessário para o recebimento da Bolsa Família?

Foi para tirar essas e outras dúvidas que nós preparamos este guia completo, contendo todas as informações a respeito de quem tem direito ao Bolsa Família 2020, quais são as regras e requisitos básicos e como proceder caso esteja apto a recebê-lo! Confira!

Quem tem direito ao Bolsa Família 2020

Como comentado, o Bolsa Família é destinado a famílias que se encontram na zona da pobreza ou da extrema pobreza. Para receber o Bolsa Família, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), uma ferramenta do Governo Federal destinado à seleção e inclusão de famílias de baixa renda nos vários programas federais, inclusive no Bolsa Família, com os dados atualizados há pelo menos 2 anos;
  • Renda por pessoa de até R$ 85,00 mensais; ou R$ 170,00 mensais com gestantes ou crianças e adolescentes de até 17 anos na família.

Caso sua família atenda aos requisitos acima, basta procurar o setor responsável pelo Bolsa Família ou pelo Cadastro Único em seu município. Caso não saiba onde estão localizados esses setores, procure orientação em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) próximo de sua casa.

Lembrando que é preciso estar com o cartão social atualizado para conseguir fazer o saque dos valores referente ao benefício.

Cartão Bolsa Família 2020 - Como solicitar

>> Veja aqui como usar o aplicativo do Bolsa Família <<

Que documentos são necessários para o cadastro?

RequisitosQualquer membro da família com mais de 16 anos pode realizar o cadastro. Para isso, é preciso ter os seguintes documentos em mão:

  • CPF e Título de Eleitor do responsável pelo cadastramento;
  • Um documento de identificação de todos os outros membros familiares (certidão de nascimento, de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor);

Alguns documentos opcionais podem auxiliar no cadastro. Recomendamos que você tenha em mãos, também:

  • Comprovante de endereço (preferencialmente uma conta de luz);
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes de até 17 anos (caso não tenha, basta o nome da escola de cada um);
  • Carteira de trabalho.

Caso algum dos membros não tenha documento, por ter perdido ou sido roubado, será necessário tirar uma nova via, a fim de realizar o cadastro, que ficará incompleto até que todos os documentos requisitados sejam apresentados.

E depois do cadastro, o que fazer?

Depois de realizar o cadastro, será preciso aguardar a avaliação do setor responsável. O cadastramento não é certeza de que sua família será aceita no programa: será necessário aguardar a avaliação do seu caso.

O resultado é divulgado mensalmente, e pode ser conferido no site da Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento da Bolsa. Clique aqui para acessar o site e consultar se sua família foi selecionada ou não.

A consulta do benefício também pode ser feita pelo site oficial ou aplicativo para saber em que pé está o seu cadastramento e a partir de que dia você poderá sacar as parcelas do programa.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Quem tem Direito ao Bolsa Família 2020 — Quais as Regras e Requisitos Básicos. Dúvidas Respondidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *