Cartão do Bolsa Família 2020 — Aprenda como Cadastrar, Solicitar e como recuperar Senha

Para receber o benefício do Programa Bolsa Família 2020 é necessário ter em mãos o cartão do Bolsa Família. Assim, logo que a família se cadastra e é selecionada para receber o auxílio, em pouco tempo recebe o seu cartão em casa.

O Programa Bolsa Família já ajudou a milhões de famílias em situações de pobreza e extrema pobreza. Através dos benefícios as famílias conseguem garantir o direito de se alimentar, estudar e a ter saúde. O auxílio é depositado mensalmente e, para poder sacar é preciso ter o cartão do Bolsa Família.

Entenda mais sobre o programa, sobre o cartão e aprenda a cadastrar sua senha aqui!

Cartão do Bolsa Família 2020: Cadastro

Cartão Bolsa Família 2020 Para de cadastrar no Programa Bolsa Família é necessário preencher os requisitos básicos exigidos. Para participar, é necessário que a família seja inscrita no Cadastro Único, usado em outros programas sociais do Governo Federal.

Se sua família já é inscrita no Cadastro Único, pode ser selecionada para o Bolsa Família 2020 a qualquer momento, desde que cumpra os requisitos básicos. Se ainda não é, procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade para mais informações e para efetuar o cadastro.

Após feito o cadastro – que pode ser feito via site da Caixa ou aplicativo oficial, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) faz a seleção das famílias que passarão a receber o benefício. Essa seleção é mensal e usa como base a renda familiar e a situação da pobreza em que se encontra.

Quando uma família é selecionada para participar do Programa Bolsa Família, uma carta é enviada até a residência informando. Em poucos dias o cartão do Bolsa Família também é enviado via Correios.

Cadastrar senha do cartão Bolsa Família

Para usar o cartão do Bolsa Família é necessário cadastrar uma senha, o que pode sere feito pelo portal online do programa. O procedimento é feito via telefone e finalizado em qualquer lotérica.

Para cadastrar sua senha tenha em mãos:

  • NIS;
  • Carteira de identidade;
  • CPF.

Com todos esses documentos, ligue para o Atendimento Caixa ao Cidadão através do número 0800 726 0207. Nessa ligação você deverá solicitar a autorização para cadastramento da senha nas Casas Lotéricas. Será necessário digitar alguns dados, por isso é importante estar com os números dos documentos a postos.

Após finalizar os procedimentos pelo telefone, basta ir até uma lotérica levando um documento de identificação e finalizar, cadastrando sua nova senha. Outra maneira de cadastrar ou recadastrar a senha é se dirigindo até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Pronto, você já tem a senha do seu cartão do Bolsa Família 2020 e poderá sacar o benefício!

Cartão Bolsa Família 2020 - Como solicitar

Esqueci a senha do meu cartão do Bolsa Família, e agora?

É possível cadastrar uma nova senha para o seu cartão do Bolsa Família. O procedimento é o mesmo de quando cadastrou a primeira. Portanto, caso não saiba como fazer,  veja os passos no tópico acima.

Como sacar o benefício do Bolsa Família

A data e valores do seu benefício, bem como o extrato completo de saldos já recebidos poderá ser consultado pelo site ou aplicativo. Sugere-se realizar a consulta sempre antes de fazer o saque nas agências.

Sacar Bolsa Família 2020O benefício do Bolsa Família pode ser sacado em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, correspondentes bancários Caixa Aqui ou até mesmo nas casas Lotéricas.

Para fazer o saque é preciso estar com o cartão do Bolsa Família em mãos.

Caso você não tenha o cartão e precisa sacar o benefício, dirija-se até uma agência da Caixa Econômica Federal. É preciso levar um documento de identificação com oficial. Ao chegar, informe que deseja sacar o benefício, mas que está sem o cartão. Os agentes irão lhe guiar com os passos que deve seguir.

O valor a receber e as datas de pagamento são informadas no calendário de 2020 do Bolsa Família, disponível no site oficial da Caixa e do Programa.

Lembrando que as parcelas do Bolsa Família são variáveis e determinadas de acordo com a classificação da família perante os requisitos do Governo Federal.

Requisitos para receber o Bolsa Família 2020

RequisitosPara ser beneficiário do programa é preciso que a família viva em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Além disso, é necessário que a família seja inscrita no Cadastro Único. Para receber o auxílio, às famílias precisam ter em sua composição gestantes, crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

Há outros requisitos como:

  • Gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
  • Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de lactantes/nutrizes (mães que amamentam);
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos​.

Agora que você já sabe como funciona fique atento aos prazos de recebimento e aproveite o seu benefício.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Cartão do Bolsa Família 2020 — Aprenda como Cadastrar, Solicitar e como recuperar Senha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *